BLOG

A aquisição de sistema solar fotovoltaico e o impacto na declaração do IR

Acabamos de sair de um período de declaração de Imposto de Renda (IR). E essa tarefa rotineira para alguns e estressante para outros tem retomado o debate sobre a inclusão do sistema fotovoltaico nesta conta.

Afinal, gerar a própria energia pode agregar ainda mais valor ao patrimônio por meio da economia a longo prazo, postura sustentável pela adesão a uma alternativa limpa e ainda impactar diretamente a declaração do IR.

E se você já pensou em investir em energia solar, esse pode ser um dos inúmeros motivos convincentes para efetivar essa adesão. Pois há inúmeros benefícios, como os ambientais.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como a legislação atual permite a redução do Imposto de Renda para pessoas físicas que investem em sistemas de energia solar fotovoltaica. Acompanhe e fique por dentro de tudo desta medida!

Imposto de Renda e Energia Solar: a lei e sua aplicação

A Instrução Normativa RFB nº 1.565/2015, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS), permite deduzir até 30% do valor investido no sistema fotovoltaico do IR devido.

A legislação brasileira estabelece essa possibilidade para pessoas físicas que optarem por investir em sistemas de energia solar fotovoltaica em suas residências.

Os benefícios na declaração do Imposto de Renda

Ao investir em energia solar, é possível desfrutar de benefícios significativos na declaração do IR. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a medida permite reduzir o valor a ser pago ou até mesmo aumentar a restituição.

Veja os principais benefícios!

Dedução do valor investido

Por meio da inclusão do valor investido no sistema fotovoltaico na declaração de Imposto de Renda, é possível deduzir, de forma legal e amparada pela legislação, até 30% do montante total do imposto devido.

Economia a longo prazo

Além da dedução no Imposto de Renda, investir em energia solar traz economia a longo prazo na conta de luz. Isso porque parte ou até mesmo a totalidade da demanda energética será suprida pelo sistema fotovoltaico.

Valorização do imóvel

Com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, a residência fica ainda mais atrativa para potenciais compradores, uma vez que a conscientização ambiental e a busca por economia estão cada vez mais presentes na sociedade.

Dessa forma, se investe em sustentabilidade e também em um patrimônio que se valoriza, já que investir em energia solar fotovoltaica vai além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Mas, afinal, como é possível fazer o cálculo de retorno do investimento do sistema fotovoltaico?

O cálculo do tempo de retorno do investimento em um sistema de energia solar, também conhecido como payback, precisa considerar alguns fatores para ser calculado. Veja!

Custo do sistema

Determine o custo total do sistema fotovoltaico, incluindo os painéis solares, inversores, estrutura de suporte, cabeamento e mão de obra para instalação.

Geração de energia

Avalie a quantidade de energia que o sistema solar será capaz de gerar com base na localização geográfica, orientação e inclinação dos painéis solares, sombreamento e eficiência do sistema.

Consumo de energia

Analise seu histórico de consumo de energia elétrica para estimar o quanto de energia o sistema solar será capaz de suprir. Considere também se haverá aumento no consumo no futuro.

Tarifa de energia

Verifique a tarifa atual de energia elétrica, levando em consideração as variações sazonais, bem como possíveis aumentos ao longo do tempo.

Com esses dados, é possível realizar o cálculo do payback, que consiste em dividir o custo do sistema pelo valor economizado na conta de energia elétrica a cada mês. O resultado será o número de meses necessários para recuperar o valor investido.

É importante destacar que fatores como a manutenção do sistema, depreciação dos equipamentos e possíveis incentivos fiscais ou programas de compensação de energia oferecidos na região de instalação também podem influenciar o payback.

Vale ressaltar que o investimento em energia solar vai além do payback, já que após o período de retorno do investimento, o usuário continua colhendo benefícios além da economia, como obter crédito com a energia excedente.

Por fim, o cálculo do tempo de retorno do investimento é uma ferramenta valiosa para avaliar a viabilidade financeira de um sistema solar. Entretanto, uma boa conversa com uma equipe técnica especializada vai te tranquilizar ainda mais

Por isso, converse conosco e veja junto de nossos especialistas detalhes da sua necessidade e obtenha um retorno ainda mais preciso e personalizado para sua demanda.

Publicado em: 01/08/2023