BLOG

Arquitetura Solar: o que você precisa saber?

Se em algum momento a energia solar foi uma alternativa poucas vezes cogitada, hoje ela é uma exigência para muitos que prezam por práticas sustentáveis, além de encabeçar projetos de arquitetura solar.

No Brasil e no mundo, cada vez mais se coloca a necessidade de iniciativas eficientes, que não gerem danos ao meio ambiente e se apliquem de forma funcional para a rotina das pessoas.

E, neste sentido, sistemas de energia alternativa, como o fotovoltaico para a geração de energia solar  são os primeiros cogitados, pelos inúmeros benefícios que esse investimento pode trazer, além da economia ao usuário.

Confira o presente texto sobre este tema e entenda um pouco da tendência que já virou postura de famílias, negócios rurais e pequenas empresas!

Mas, afinal, o que é arquitetura solar?

A arquitetura solar é um conjunto de soluções para a captação, armazenamento e distribuição de energia fotovoltaica por meio da luz do sol que reflete no edifício.

Assim, a combinação de paredes opacas e transparentes, bem como da massa térmica da construção e do ar que circula naturalmente, com base nas circunstâncias do clima local, resulta em uma estrutura de arquitetura solar.

Para que isso seja viabilizado, são instaladas placas fotovoltaicas no telhado de um imóvel ou suportadas por estruturas metálicas fixadas no chão de uma propriedade, ainda na projeção da obra ou mesmo depois de pronta.

Inclusive, no Brasil, há um pequeno movimento na construção civil chamado Sistemas Fotovoltaicos Integrados aos Edifícios (do inglês BIPV), que em breve deve ser ainda mais valorizado e virar tendência neste meio.

Assim, a ideia do BIPV vai ao encontro da proposta de arquitetura integrada entre a obra e o sistema de energia solar, pois permite que um empreendimento gere a sua própria energia usando uma tecnologia sustentável.

E isso, por si só, além de destacar e valorizar o imóvel no mercado, gera economia de até 95% na conta de energia elétrica do usuário final e atende ao apelo de um consumo mais consciente e menos danosos ao meio ambiente.

A arquitetura solar e a tendência de projetos limpos

Ainda que por si só a arquitetura solar já seja de forte apelo social e relevância para as pessoas e sociedade como um todo, por conta do principal objetivo de produzir energia limpa com economia e eficiência ao usuário; não pára por aí.

A instalação de sistemas fotovoltaicos nestes espaços desempenham ainda outras funcionalidades, como servir de cobertura para estacionamentos veiculares. E isso é apenas parte da integração que essa alternativa pode gerar.

A estrutura utilizada para a geração de energia solar por meio dos sistemas fotovoltaicos permitem ainda:

  • cobertura contra os raios solares e chuva;
  • isolamento térmico;
  • criação de sombras para algumas áreas; e
  • alternativa para o uso de telhas.

Há, inclusive, projetos bem sucedidos que receberam Sistemas Fotovoltaicos Integrados aos Edifícios, como:

  • Bondinho do Pão de Açúcar
  • Estádio Mineirão
  • Disney
  • Google
  • Apple

Se grandes marcas já fazem uso desta energia, por que razão você ainda não aderiu também?

Contate-nos!

Converse com a equipe Energy e saiba como implementar esse sistema em sua casa, empresa, propriedade rural ou condomínio!

 

Publicado em: 16/08/2022