BLOG

Carros Híbridos X Carros Elétricos: conheça as vantagens e desvantagens

A Energy Infinity é uma empresa que reconhece a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente como a única maneira de garantir um planeta habitável, com recursos e boa qualidade de vida para as próximas gerações. Pensando nisso trabalhamos sempre para que haja conscientização no consumo e na manutenção de tudo que nos é disponibilizado, como ar puro, água e energia solar.

 

E estendemos nossa preocupação pela paixão do brasileiro por automóveis. Segundo o IBGE, o Brasil já está entre os dez países com maior frota de carros nas ruas, e importantes cidades já apresentam superlotação. Como São Paulo que aplica rodízio de veículos desde 1996, quando aplicou o sistema em algumas vias de maior movimento, e em 2008 expandiu para mais ruas e avenidas. Com tantos carros, motos e outros tipos de veículos nas ruas preocupa muito a poluição chegando na atmosfera de diversas formas, e com isso enfatizamos a importância de abrir mais espaço para os carros híbridos no país. Vamos entender mais sobre estes veículos?  

 

Primeiro precisamos saber que carros elétricos e híbridos são coisas diferentes, entenda:

 

Carro Híbrido: necessita de duas fontes de energia, possui um motor elétrico e um à combustão (que depende de gasolina). Neste caso o motor a combustão serve para auxiliar na recarga da bateria que alimenta o motor elétrico, ou seja dispensa estações de recarga e possui a mesma manutenção que um automóvel convencional. 

 

Carro Elétrico: funciona somente de forma elétrica, não possui combustão e não consome nenhum tipo de combustível. Sendo assim seu nível de emissão de poluentes é zero. O que torna o carro exclusivamente elétrico um pouco distante do anseio dos brasileiros é a necessidade de estações de recarga nas rodovias e o tempo de recarga, que pode ser de até doze horas.

 

As principais vantagens do investimento nestes veículos são economia e preservação do meio ambiente. A ideia de poupar a atmosfera de tanto CO2 e Monóxido de Carbono que os carros lançam no ar já deveria ser um fator importante a se considerar, mas também há a economia a longo prazo em manutenção, já que a troca de óleo, água, correias e outros “acessórios” do motor estão dispensados. Além de que alguns estados também oferecem aos proprietários redução ou ate isenção no IPVA. 

 

Mas como nem tudo é um riacho de água potável em dia de sol, também é importante ressaltar algumas desvantagens que esses veículos possuem. Como mencionamos anteriormente, devemos entender a economia acontece a longo prazo, pois veículos nestas modalidades possuem um valor elevado, girando em torno de R$150 mil ou mais. Isso intimida um futuro comprador, que reconhece o investimento como necessário, mas também entende que a realidade brasileira ainda está em transição, mas que em breve também seremos amantes de carros elétricos e híbridos. 

 

Tudo isso ainda é novidade para muita gente, mas nós da Energy Infinity seguimos pensando em soluções para esse mercado de energia solar e no cuidado com o ar que respiramos. Continue acompanhando nossas redes sociais e acesse nosso site para entender mais sobre a inserção de energia solar na sua casa, o nosso simulador pode medir suas necessidades, acesse: https://www.energyinfinity.com.br/simulador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em: 06/05/2020