BLOG

Como funciona a energia solar residencial?

A energia solar gerada por sistema fotovoltaico, aquele que se utiliza de placas solares, já é comum em diversos países. E no Brasil, cada vez mais vem ganhando adeptos, inclusive com estímulos governamentais financeiros em prol desta alternativa considerada sustentável, por ser “limpa”.

E com a crise hídrica que assola todo o território nacional, o debate volta mais acalorado. E com isso, o que antes era apenas uma opção, pode passar a ser uma saída. Pois, além de mais econômica e menos prejudicial ao meio ambiente, a energia solar é também mais acessível às pessoas.

Neste sentido, a possibilidade de implementá-la em casa para utilização tem gerado dúvidas pertinentes em muitas pessoas. Por isso, o presente texto buscará explicar um pouquinho de como funciona a energia solar residencial. Confira!

Energia Solar residencial: como funciona?

Uma das maiores dúvidas das pessoas é como funciona a energia solar residencial. Assim, da mesma forma que em empresas, a energia solar por meio de sistema fotovoltaico se dá a partir da instalação de painéis solares no telhado da casa. Aqui as placas são as responsáveis pela geração de energia elétrica quando a luz do sol bate no equipamento.

Ocorre, portanto, que ela é captada pelo painel solar, passando por um inversor solar que alterna a corrente contínua para alternada. Depois disso, equaliza com a frequência da residência, como a da rede elétrica. Saindo do inversor, a energia é conectada na rede da casa, conectada no quadro de luz. 

A energia gerada pode ser utilizada para acender as luzes da casa, eletrodomésticos e tudo que precise de energia elétrica para funcionar. E ela é eficiente mesmo em dias nublados ou chuvosos, como já tratado aqui no blog. Todavia, caso não seja suficiente, o restante da energia é fornecido pela Distribuidora de Energia que faz a cobertura na região da residência, sem nem mesmo impactar na sua rotina.

Tipos de sistemas de energia fotovoltaica em residências 

É comum que os sistemas, mesmo residenciais, gerem mais energia do que aquela que será consumida pela casa. Neste caso, a energia extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito de energia” para o cliente ou mesmo é comprada pela distribuidora e o cliente gerador passa a ser também um fornecedor que poderá ser remunerado por isso. A este sistema se dá o nome de on-grid.

Mas há ainda o off-grid. Neste a residência não mantém ligação com a rede elétrica. Ele é comumente utilizado em locais mais remotos, que não possuem a cobertura do sistema de energia elétrica. Por isso, diferente do on-grid, a energia excedente gerada pelas placas fotovoltaicas pode ser armazenada em baterias. Estas conseguem garantir que haja uma reserva para alimentar o sistema em situações de dias muito chuvosos, nublados ou durante a noite.

E, por fim, um terceiro sistema é o híbrido, onde há a ligação com a rede de energia da distribuidora, mas também a capacidade de geração excedente para que esta energia seja armazenada em baterias. Ou seja, nesta alternativa o consumidor é ainda mais independente. 

Mas, afinal, quem pode ter energia solar em casa?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode utilizar a energia solar por meio de painéis fotovoltaicos, sendo mais comum que as pessoas se utilizem ainda da rede distribuidora, ou seja, via sistema on-grid.

E, para isso, é preciso apenas adquirir um um Kit de energia solar residencial, composto por painéis fotovoltaicos, que são as placas solares, inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica, e alguns outros materiais elétricos previstos pela equipe técnica profissional de instalação. Mas, de maneira geral, quem entregará este kit completo será a própria empresa de energia solar residencial responsável pela instalação. 

Vantagens da adesão ao sistema de energia solar residencial 

Um dos apelos pela escolha do sistema de energia solar residencial é, por isso, o custo da conta de luz no final do mês. Afinal, a energia solar residencial tem preço convidativo. Como já mencionado, além de reduzir consideravelmente o valor final da conta de energia elétrica consumida, ela está mais acessível. 

Cada vez mais algumas portas vêm se abrindo. E tanto iniciativa pública quanto privada têm estimulado financiamentos que a tornam mais acessível. Sem contar que todo o investimento se aga em cerca de cinco anos. E, posterior a isso, é gerado o lucro. Afinal, o equipamento tem durabilidade de, ao menos, cerca de 25 anos. 

A baixa manutenção também é outro fator vantajoso para quem opta por este sistema em residências. Manutenções simples podem, inclusive, serem feitas com frequência pelo próprio usuário. Sem contar a questão do “crédito” em energia junto das concessionárias ou mesmo da venda da energia produzida em excesso para a distribuidora, como já mencionado.

São tantos pontos positivos, que é justificável que cada vez se popularize mais este meio sustentável de energia entre as pessoas. E se você também ficou interessado, contate a Energy para uma conversa. Nós trabalhamos com a venda, instalação, suporte e manutenção de sistemas fotovoltaicos de qualidade e reconhecimento de mercado!

Publicado em: 22/02/2022