BLOG

Confira os diferenciais que não podem faltar em um sistema fotovoltaico de qualidade

No Brasil, cerca de 264 mil postos de trabalho foram gerados com a energia solar fotovoltaica. O dado  de 2021 da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) ainda aponta que a tecnologia evitou a emissão de mais de 9,5 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera no país.
A utilização do meio alternativo, consciente e sustentável se autojustifica, portanto, por estes e outros motivos, sendo de imenso potencial, dentro e fora do Brasil. Mas, apesar de próspera, a energia solar ainda gera muita dúvida nas pessoas. Sobre efetividade, mas também sobre implementação.
Por isso, este artigo irá tratar os diferenciais que não podem faltar em um sistema fotovoltaico de qualidade. Confira!
O que é energia solar, sistema fotovoltaico e como isso funciona
A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável. Ela opera por meio da luz do sol, que pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como a energia solar fotovoltaica. O sistema fotovoltaico é, portanto, um sistema que gera uma energia renovável e limpa.
O fato de ser oriunda de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como o sol, torna a alternativa rentável para investimentos públicos, como de governos, ou privados, como empresas. Afinal, os descontos na conta de luz atraem compreensivelmente a todos, e de forma a não causar danos ao meio ambiente.
Assim, na energia solar fotovoltaica, as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando um deslocamento dos elétrons. Este fenômeno cria uma corrente elétrica contínua, chamada de energia solar fotovoltaica.
Desta forma, alguns aspectos precisam ser considerados no momento da escolha do sistema fotovoltaico ideal, seja para um residência, empresa, área de produção rural ou condomínios.
Veja alguns diferenciais de um sistema fotovoltaico de qualidade
Um sistema fotovoltaico de baixa qualidade não é o melhor caminho. Inclusive, ele pode fazer com que todos percam. Para isso, esteja atento a preços, marcas, fornecedores e necessidades do seu projeto para evitar qualquer dor de cabeça. Veja!
Desempenho e eficiência
Tendo em vista o consumo de energia do local é imprescindível atentar-se a quantidade de energia elétrica que o equipamento produz. Quanto mais watts por metro quadrado o módulo solar tiver, maior será o seu desempenho e melhor será seu potencial para gerar energia elétrica. A eficiência de um painel solar deve ser de, no mínimo, 15%.
Além disso, deve apresentar baixo coeficiente de temperatura. Isso garante bom desempenho em dias quentes. A experiência do fabricante e o tipo de material usado devem ser considerados também.
Aqui a nota do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Módulos Fotovoltaicos do Inmetro (PBE) também precisa ser verificada. Recomenda-se, ainda, que se busque painéis com certificação IEC 61215. O atestado aprecia 18 ensaios importantes que asseguram a qualidade do módulo fotovoltaico.
Vida útil do painel
É comum que fabricantes ofereçam um mínimo de 25 anos de garantia para o equipamento, o que já demonstra um excelente custo-benefício. Assim, é necessária ainda uma avaliação acerca da capacidade do sistema suportar mudanças climáticas e ambientais diversas, por conta da sua longa exposição. Design e o bom acabamento do painel também podem ser observados.
Peças ao redor do painel (ou quadro) confeccionadas em alumínio, por exemplo, são boas. Afinal, os equipamentos soldados ou aparafusados apresentam uma qualidade melhor. Os melhores modelos, todavia, são anodizados em preto, já que dificultam a oxidação do metal.
Seriedade e credibilidade da empresa contratada
Seja na implementação de sistemas fotovoltaicos ou mesmo na compra de alimentos: confiar no fornecedor é fundamental para se obter segurança nas escolhas e garantir eficiência e qualidade. Por isso, busque marcas sérias, reconhecidas e com experiência.
Além de garantia nos produtos e serviços, a orientação sobre o sistema mais adequado será feita para que não haja desperdícios, imprevistos ou problemas futuros.
Na Energy, todos estes aspectos são muito valorizados e oferecidos a todos os clientes. Ademais, aqui o suporte, manutenção  atendimento exclusivo também são diferenciais que farão toda a diferença na sua rotina.
Já conhece a Energy e o que ela pode fazer pelo seu projeto de energia solar? Acompanhe a marca pelo site, redes sociais ou contate para saber mais!

Publicado em: 16/11/2021