BLOG

Cuidados com as placas solares: a importância da manutenção do equipamento

Quer que seu equipamento solar tenha maior durabilidade? Então mantenha sempre em dia a manutenção das placas e demais componentes do sistema. Afinal, esse cuidado é fundamental para a preservação dos mesmos.

E apesar de simples, essa tarefa requer atenção e planejamento, mas isso, sem dúvidas garantirá a você uma maior conservação do equipamento para minimizar os custos com consertos e evitar potenciais falhas.

Então, confira tudo sobre esse assunto, que é tema do nosso blog neste mês!

Entenda porque a manutenção do painel solar é importante

Ainda que se fale em limpeza como manutenção preventiva do sistema solar fotovoltaico, em casas e edifícios ele é bem simples, mas de fundamental importância.

As placas ficam constantemente sujeitas à poeira e à poluição, sobretudo em grandes centros urbanos, e, em algumas situações, a própria água da chuva pode trazer dejetos e sujeiras que dificultam a correta captação da energia solar.

Desta maneira, é recomendado que o usuário cheque constantemente e faça a limpeza periódica do sistema sempre que achar conveniente, considerando que deva ocorrer, ao menos, de uma a duas vezes ao ano.

Há no mercado, empresas e profissionais especializados que prestam esse tipo de serviço também, já que conhecem o procedimento e sabem quais os materiais e produtos mais adequados para a manutenção dos painéis.

Veja como é feita a manutenção da placa solar

As placas solares exigem uma manutenção simples e periódica para que seu desempenho e vida útil não sejam prejudicados, muitos serviços de venda de equipamentos e instalação, inclusive, oferecem essa possibilidade.

Todavia, na maioria dos casos, o próprio usuário pode realizar a limpeza por meio de instruções.

Tipos de manutenção em placas solares

Existem três tipos de manutenções que podem ser feitas para manter o potencial dos painéis: a preditiva, a preventiva e a corretiva. Na preditiva, é preciso observar se as placas apresentam arranhões, rachaduras ou sinais de quebra.

Já a preventiva consiste em realizar a limpeza para retirar camadas de sujeira, poeira ou folhas das árvores e assim evitar perdas de eficiência do módulo, deixando livre a área para captação de luz.

A corretiva, por sua vez, é aquela feita pela assistência técnica, costumeiramente pela empresa fornecedora dos painéis solares, quando se nota a redução no desempenho ou problemas com o sistema fotovoltaico.

Confira os procedimentos adotados para a manutenção preventiva

Ainda que você possa chamar profissionais para realizarem essa tarefa, a manutenção preventiva, por meio de observação e limpeza das placas, pode ser feita pelos próprios usuários.

Assim, é preciso usar panos macios e esponjas, bem como evitar qualquer tipo de material corrosivo e objetos rígidos que danifiquem a estrutura, como ferramentas de metal, como lâminas e facas, por exemplo.

O uso de qualquer produto não recomendado pode danificar, manchar ou até mesmo remover por completo a camada de tratamento antirreflexivo do vidro do painel, impactando negativamente na geração de energia e garantia do produto.

Desta forma, a água também não pode conter alto teor de minerais ou soluções corrosivas que tenham ácido hidrofluorídrico e substâncias alcalinas em sua composição.

Na dúvida sobre quais produtos e materiais utilizar, converse conosco! Será um prazer te ajudar a preservar o seu equipamento e manter longa a vida útil do seu sistema em prol de economia com energia limpa. Acesse para mais!

Publicado em: 06/03/2023