BLOG

Energia solar no inverno: saiba como funciona

A geração de energia solar no inverno é uma das maiores preocupações das pessoas que estão tendo o primeiro contato com o assunto. Considerando que a fonte de energia, neste caso, é o sol, é compreensível. Afinal, o inverno se dá por conta da inclinação da terra. Ou seja, quando o Polo Norte se inclina em direção ao Sol, é inverno para nós brasileiros, que estamos no hemisfério sul.

Todavia, a menor incidência de luz solar não chega a prejudicar a geração de energia, o que faz com que a energia solar permaneça, sim, uma alternativa limpa e sustentável. E é sobre este tema que o presente artigo vai tratar. Acompanhe!

Mas, afinal, como funciona a energia solar no inverno?

Como já é de conhecimento de muitas pessoas que pesquisam sobre esse tema, a energia solar é gerada pelo efeito fotovoltaico, a partir da captação de luz do sol pelos módulos. Neles é gerada a energia que posteriormente é transportada até o inversor solar que irá convertê-la para a rede elétrica. E isso ocorre sempre.

Mas é comum que as pessoas acreditem que esse processo é prejudicado no inverno. O que não é verdade. Um sistema fotovoltaico ainda consegue gerar energia solar ao longo da estação fria, já que funciona com a luz do sol e não o seu calor. Há, inclusive, benefícios deste período para essa geração.

O frio registrado no inverno é benéfico para o desempenho dos painéis porque, assim como a maioria dos equipamentos eletrônicos, funcionam de forma mais eficiente em baixas temperaturas. Cada módulo tem especificações e o calor impacta sobre a sua potência de acordo com a qualidade de cada um.

Todavia, qualquer perda de geração elétrica apontada neste período, por conta da duração dos dias, que são menores, é devidamente analisada e compensada pela equipe técnica na hora do dimensionamento do sistema.

Nem mesmo a neve, que por vezes atinge alguns estados do sul do Brasil, se mostra um problema. Os módulos possuem uma película antiaderente que não permite acúmulo de gelo em cima para bloquear a luz do sol.

Em dias de chuva a produção de energia solar se dá de modo inferior aos dias ensolarados, já que o sol acaba não incidindo tanto por conta das nuvens.

E qual é, portanto, o melhor horário para geração de energia solar?

No inverno, a maior irradiação solar acontece entre as 10h e as 15h. Sendo este, portanto, o período de maior incidência e consequentemente de geração de energia. Mas é preciso salientar que um mesmo sistema pode produzir uma quantidade menor ou maior de energia dependendo do local da instalação.

A própria temperatura das células fotovoltaicas não é a mesma do ambiente, já que as células sofrem um aumento de temperatura ao receber a radiação solar. Mas este tipo de situação vem sendo contornada pela própria tecnologia. Pois, mesmo durante a noite, quando a geração de energia solar fotovoltaica não ocorre, é possível utilizar o excedente armazenado.

Assim, é cada vez mais comum que se utilize um banco de baterias conectado ao sistema para o armazenamento da energia que será utilizada no período noturno.

De maneira geral, a alternativa limpa e sustentável vem cada vez ganhando mais adeptos, por conta da sua eficiência, economia e não prejuízos ao meio ambiente.

Ela já tem sido instalada em casas e condomínios, o que vêm sendo valorizado pelo setor imobiliário; e empresas e também em propriedades rurais, que visam economia financeira e estímulo às práticas sustentáveis.

Você tem noção do quanto poderia economizar com a energia solar na sua casa? Converse com a nossa equipe para saber mais sobre nossos projetos e como financiar projeto, kit fotovoltaico e instalação do produto em sua residência!

Publicado em: 20/06/2022