BLOG

Entenda como funcionam os inversores de Energia Solar.

A energia solar, que já vinha ascendendo por conta de seu alto potencial de mercado no Brasil, teve sua visibilidade e adesão por se tratar de um fonte alternativa ainda mais impulsionada por conta da recente crise hídrica no País.

Dessa forma, a curiosidade sobre o funcionamento do sistema fotovoltaico e seus componentes, como o inversor, além do impacto econômico e ambiental também, cresceram, motivando a busca por mais informações sobre o assunto.

Por isso, o presente texto vai abordar um pouco sobre os inversores e os demais assuntos relacionados. Acompanhe!

Energia solar fotovoltaica: como funciona?

Já falamos aqui que os painéis solares estão para a geração de energia, assim como o sol está acessível para todas as pessoas. Assim, eles transformam a luz do sol em energia por meio de um conjunto de células fotovoltaicas. E, entre outros componentes importantes do sistema, estão os inversores.

Inversor solar: entenda o que é e quais seus tipos

O inversor solar é o equipamento usado para converter a energia gerada pelos painéis solares de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA). É ele quem permite que a energia gerada seja utilizada como energia elétrica.

O inversor solar grid-tie ou on grid é o modelo mais utilizado no mundo, pois conecta um sistema fotovoltaico on grid à rede da residência ou empresa, projetado para se desligar rapidamente da rede elétrica, em caso de queda.

O inversor string ou off grid é o tipo mais utilizado em residências e empresas e foi desenvolvido para sistemas fotovoltaicos que utilizam baterias porque são desconectados da rede elétrica, em regiões sem acesso à rede elétrica.

No Brasil, o inversor off grid têm potência de 110/220 V e 60 Hz para fornecer energia a eletrônicos e eletrodomésticos convencionais, pois converte corrente contínua (CC) a 12, 24 ou 48 Volts para a corrente alternada (CA).

Seus tamanhos variam de acordo com a aplicação e ambos permitem, se devidamente equipados com baterias, no caso dos off grid, conectar qualquer equipamento de uso diário, com exceção de equipamentos cirúrgicos.

Outros tipos de inversores

Já o inversor solar híbrido é o tipo que opera tanto conectado à rede quanto fora dela. Assim, seu diferencial é que pode ser programado para injetar energia na rede ou armazená-la em baterias, a livre escolha e análise do usuário.

Há ainda o microinversor solar, que se trata de um inversor projetado para operar com um único painel solar, que opera individualmente em cada painel.

E também existe o inversor solar central que é uma alternativa utilizada em aplicações de grande porte, como edifícios, instalações de sistemas fotovoltaicos industriais e usinas solares.

Como escolher o inversor solar adequado para o meu projeto?

Os inversores compõem o kit de sistema fotovoltaico que será utilizado na geração de energia da sua residência, condomínio, empresa ou produção rural. Assim, uma série de fatores devem ser observados para uma escolha adequada.

Mas os principais deles ainda são a confiabilidade da marca e eficiência. Desta forma, quanto maior for a eficiência do equipamento, mais energia gerada pelos painéis fotovoltaicos você aproveita para a sua casa ou empresa.

Mas outras informações como potência ideal precisam de orientação técnica, já que depende de área, consumo e outros pontos que apenas especialistas poderão informar com segurança.

A Energy atua há mais de 10 anos no mercado de energia solar, com equipamentos de alto nível e equipe especializada. Converse conosco, traga o seu projeto e faça a escolha mais assertiva para investir em energia solar

Publicado em: 01/11/2022