BLOG

O papel da energia solar na preservação do meio ambiente

Usufruir de tecnologia e modelos de geração de energia sustentáveis não é algo futurístico, trata-se do nosso presente. Como estamos na Semana da Conscientização dos cuidados com o meio ambiente, nada mais justo que falarmos sobre o papel da energia solar nisso tudo.

 

A energia solar fotovoltaica além de apresentar um crescimento notável nos últimos anos, continua superando as expectativas e apresentando uma capacidade instalada muito além do esperado.

 

É importante relembrar o impacto desse tipo de energia do meio ambiente. Se olharmos apenas a questão da produção de energia solar, realmente existe emissão zero de poluentes. É uma maneira sustentável de produzir energia elétrica e não agredir o planeta.  

 

Por outro lado, lidar com o resíduo fotovoltaico será um grande desafio, pois ainda não há resoluções contundentes sobre o descarto correto dos materiais e também sobre a produção e componentes utilizados na composição dos painéis.

 

 

A produção de painéis fotovoltaicos consome muita energia?

 

Infelizmente, sim. Os painéis consomem muita energia em sua produção, pois requer diversas etapas, recursos e elementos químicos diferentes. Porém, o sistema irá devolver a energia gasta, tornando-se ainda mais sustentável, econômico e limpo.

 

A estimativa é que o painel demore de 1,5 a 2,5 anos para gerar a mesma quantidade de energia que foi utilizada para produzi-lo. Então, o tempo para repor essa energia gasta é relativamente baixo, se comparado ao tempo de vida útil do sistema.

 

A principal vantagem da energia solar fotovoltaica continua sendo a economia de energia elétrica e a redução da emissão de gás carbônico está entre 92%e 96%.

 

Quer saber mais sobre o mercado de energia solar? Continue acompanhando o nosso blog e acesse nossas redes sociais:

 

Facebook
Instagram

 

 

Publicado em: 05/06/2020