BLOG

On-Grid e Off-Grid: entenda as principais diferenças desses sistemas de geração de energia solar

Entender os benefícios de cada sistema e identificar qual é a melhor opção para si.

Se tem termos que vêm sendo utilizados com frequência são on-grid e off-grid, mas afinal, você sabe ao que eles se referem? Os diferentes tipos de sistemas são utilizados na geração de energia, mas há diferenças entre eles.

Ou seja, ambos têm a ver com placas e painéis fotovoltaicos instalados em residências que utilizam energia solar, alternativa que cada vez mais vem sendo incorporada na vida e rotina das pessoas.

Por isso, o presente texto vai tratar das diferenças entre um sistema on-grid e off-grid de energia solar para que você entenda essas particularidades e saiba qual deles escolher na hora de adotar esse tipo de gerador de energia elétrica. Confira!

H2 - Tipos de sistemas fotovoltaicos: conheça!

Como uma energia resultante da luz e do calor do sol, a energia solar se utiliza de dois modelos distintos, que são o fotovoltaico e o térmico. Assim, ela permite conversão em eletricidade para abastecimento de residências e empresas.

E para gerar energia solar por meio de sistemas fotovoltaicos são necessários equipamentos que façam essa conversão, e eles são divididos em três tipos: conectados à rede (on grid), isolados (off grid) ou híbridos.

Em qualquer uma das três, o operacional para a geração de energia é semelhante: módulos solares são colocados geralmente nos telhados de imóveis e captam a luz do sol, que se transforma em corrente elétrica.

Mas há outras particularidades que tornam cada um deles mais adequado a determinadas situações, diferente de outros, que podem ser mais eficientes no cumprimento de outros papéis. Conheça!

H3 - Sistema On-Grid

Da tradução “na rede”, o sistema “on-grid”, é uma forma de sistema fotovoltaico que possui conexão com a rede pública, as concessionárias de energia que chegam até a sua casa, para a geração e abastecimento de energia.

Assim, o painel fotovoltaico converte a luz solar em energia elétrica, que é uma corrente contínua, e o inversor, que é parte desse sistema, converte essa energia de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

Dessa forma, toda a energia gerada e não consumida no dia, ou seja, a excedente, é colocada de volta na rede de energia, gerando créditos de energia para o proprietário do sistema que podem ser aproveitados em até 60 meses.

Dentro desse funcionamento vinculado com a concessionária, há ainda um sistema de compensação que permite o uso dessa energia excedente à noite ou em períodos sem geração. As principais vantagens do sistema on-grid são:

  • Alternativa economicamente mais acessível, já que não necessita da obtenção de baterias para armazenamento da energia excedente produzida;
  • Sistema mais eficiente, considerando que a energia excedente é injetada diretamente na rede concessionária;
  • Manutenção mais barata e, por isso, maior durabilidade. As placas podem ter uma vida útil de 25 a 30 anos; e
  • Os créditos para abater a conta de energia podem ser utilizados em residência ou empreendimento distintos, contanto que estejam sob o mesmo CPF ou CNPJ.

H3 - Sistema Off-Grid

O sistema off-grid, por sua vez, é uma alternativa um pouco mais cara, já que opera de maneira autônoma, ou seja, sem a necessidade de conexão com a rede de distribuição da concessionária.

Desta forma, é necessário, para a sua atuação, que se tenham baterias. Estas serão as responsáveis pelo armazenamento da energia excedente que foi produzida e que, no sistema on-grid, iria para a concessionária.

O funcionamento dos sistemas, no entanto, apesar de diferentes, é bem parecido. Aqui a energia solar também é captada pelos painéis solares, depois transformada a corrente contínua para alternada e, por fim, a distribuição.

Ocorre que nesta modalidade, a diferença está na forma de armazenamento do excedente, que, enquanto o sistema on se utiliza do medidor bidirecional para armazenagem na concessionária, o sistema off se utiliza de baterias.

Dentre as principais vantagens do sistema off-grid é possível citar:

  • Se as baterias forem mantidas com carga, mesmo em caso de apagão ainda será possível ter energia elétrica em casa ou empresa;
  • Não há cobranças da concessionária, já que não é utilizado o sistema de armazenamento dela; e
  • Áreas rurais e demais locais de difícil acesso da rede de concessionária são diretamente beneficiadas por essa alternativa.

H3 - Sistema Híbrido

Já o inversor solar híbrido é o tipo que opera tanto conectado à rede quanto fora dela. Assim, seu diferencial é que pode ser programado para injetar energia na rede ou armazená-la em baterias, a livre escolha e análise do usuário.

E aí, já sabe qual alternativa escolher?

Ambos os sistemas são ótimas alternativas para quem quer transformar o modo de vida por meio de um consumo consciente, com mais independência na geração de energia e economia na conta de luz.

A nossa dica é para que você converse com a nossa equipe para que possamos entender a sua demanda e sugerir, com base nas suas necessidades, o sistema que mais for adequado a você. Contate-nos para saber mais!

Publicado em: 10/01/2023