BLOG

Painéis solares: como saber de quantos eu preciso para abastecer minha casa?

Reduzir a conta de luz em até 95% é fácil com energia solar. Mas você sabe quantas placas são necessárias para isso? Neste artigo iremos tratar sobre este tema para você acabar com estas dúvidas e começar imediatamente o seu projeto de energia limpa em casa. Confere!

Quantos painéis solares são necessários para uma residência

Uma casa com consumo mensal de energia elétrica de 300 kWh precisa, em média, de 07 placas, que são partes dos painéis solares. Com esse equipamento é possível garantir a operação eficiente de um sistema de energia solar fotovoltaica para o consumo dessa residência e reduzir o valor da conta em até 95%.

O dado é válido para residências no Brasil e muda se o sistema for voltado para comércio, por exemplo. Neste caso, é comum que o consumo seja em média de 800 kWh ao mês, e, para isso, são necessários 20 módulos fotovoltaicos. Isso garante uma operação eficaz do sistema solar fotovoltaico neste período.

Estes cálculos consideram módulos de 340 Watts-pico (Wp) de potência, instalados sobre um telhado direcionado ao Norte, com inclinação estratégica, que capta radiação potente por cerca de cinco horas por dia. Mas para a realização deste cálculo, diversos aspectos impactam.

Fatores que influenciam o número de painéis solares para residências

Veja alguns fatores que influenciam no desempenho do painel solar e, por consequência, na quantidade de placas para a residência.

Radiação solar local

Os módulos fotovoltaicos, termo técnico para placas solares, são as partes do painel solar que fazem a captação da luz do sol. Quanto maior for a radiação solar do local que receberá o equipamento, menor deverá ser a quantidade de placas necessária para suprir o consumo da residência.

Potência do painel solar

Cada modelo de painel solar apresenta uma potência de geração de fábrica, e esta varia de acordo com a sua composição e tecnologia.É a sua potência que determina a quantidade máxima de energia gerada por ela dentro das condições climáticas ideais. As mais comuns são de 340 Watts-pico (Wp).

Consumo do imóvel

É natural que o projeto seja feito de forma a atender todo o consumo local da residência, variando conforme o tamanho da casa, por exemplo. Isso sugere que se o objetivo com o sistema instalado é atender apenas parte do consumo total, também é possível. O que significa, inclusive, atender a apenas determinado aparelho. Todavia, essa alternativa reduz o investimento inicial na tecnologia fotovoltaica, mas sua economia não consegue atingir a redução de até 95% na conta de luz.

Mas há ainda outros pontos de atenção para o momento de escolha e instalação do sistema fotovoltaico ideal para a sua residência. Entre eles ainda é possível pontuar a direção ideal dos painéis solares, já que no Brasil é voltada para o norte, e a inclinação deve ser a mesma da localidade onde ele é instalado, por exemplo.

Mas, de forma geral, é possível contar com orientações de técnicos e profissionais da área para fazer a quantidade ideal de painéis solares para sua residência.

A Energy Infinity é uma empresa séria, de referência e que possui larga experiência dentro do setor de geração de energia solar e pode te ajudar nesta tarefa. Contate a nossa equipe e leve economia e energia limpa para dentro da sua casa!

Publicado em: 07/04/2022