BLOG

Placas fotovoltaicas: saiba mais sobre sua manutenção e limpeza

Uma das preocupações mais comuns de quem vai colocar placas de energia solar em casa é a manutenção. As pessoas temem não saber como lidar com o equipamento. E, por mais comum que o assunto venha se tornando, essa parte ainda levanta dúvidas. Por isso, no presente artigo, serão levantadas algumas questões de maior atenção e cuidado para a etapa de manutenção e limpeza das placas solares de energia fotovoltaica. Confira!

Placas solares: manutenção periódica e longa vida útil

Ao contrário do que pode parecer, a limpeza das placas solares deve ser feita periodicamente e de maneira muito simples. Apenas água, sabão neutro e uma esponja macia que preserve o vidro sem riscá-lo são suficientes para essa tarefa. 

E, neste sentido, uma das principais orientações para uma limpeza correta é : jamais lavar as placas solares com produtos químicos ou com equipamentos de pressão, como lava jato. Além disso, nunca caminhe sobre as placas ou utilizar apoios sobre os painéis, pois eles podem danificar as células.

Pelo fato de estarem sempre expostas a intempéries e fatores ambientais que levam resíduos diversos para a sua superfície, elas podem ter partes obstruídas, o que prejudica a incidência de luz solar no painel fotovoltaico. Poeira, folhas e a própria seiva de árvores, podem obstruí-la. Inclusive excrementos de pássaros e fuligem da poluição impactam na absorção da radiação, diminuindo a produção de energia pela placa solar. 

É por isso que é importante ressaltar que a limpeza e manutenção são essenciais para a longa vida útil das placas. Desta forma, é fundamental fazer a limpeza periódica das placas solares. Um painel livre é o que garante a boa captação de luz solar e a eficiência do sistema.

Outros aspectos de atenção sobre a limpeza das placas solares

As dicas reunidas visam a limpeza correta de maneira a não danificar as peças. Por isso, antes de começar, desligue todo o sistema, e priorize fazer isso 

na parte da manhã ou em dias nublados, para evitar que as placas sofram choques térmicos. Lembre-se que somente a parte de cima das placas deve ser limpa por você. Afinal, esta limpeza visa evitar que a sujeira chegue ao ponto de afetar a ação do sol nas placas. 

Além disso, é necessário que seja verificado o estado geral do inversor, os vedantes das tampas de caixas e entradas do cabeamento e a existência de cabos danificados, que podem resultar na baixa produtividade do sistema.

Esta limpeza inicial realizada pelo proprietário é parte da manutenção preventiva, ou seja, que tem como objetivo cuidar das placas e garantir maior vida útil ao sistema. Este contato permite também que o usuário observe com frequência o equipamento e saiba verificar problemas, como riscos, arranhões, fissuras, manchas, rachaduras, indícios de quebra ou qualquer outra avaria que possa comprometer a captação e geração de energia solar.

Se feita com certa constância, essa análise pode verificar necessidades ainda cedo e evitar maiores custos ou intervenções com manutenções corretivas. Mas, na dúvida, conte com quem entende do assunto. 

A Energy Infinity está sempre disponível para conversar sobre a manutenção e a limpeza do sistema, bem como para agendar os serviços necessários. Conte conosco para levar energia limpa, de qualidade e com mais economia para dentro da sua casa!

Publicado em: 20/12/2021