BLOG

Por que aconteceu o apagão no Amapá e como a energia solar pode ajudar nesses casos?

O pesadelo do apagão sofrido no Amapá começou no dia 03 de novembro com uma tempestade em Macapá, capital do estado. A principal subestação do estado explodiu e o incêndio causou sérios danos aos transformadores, deixando a região inteira sem luz por mais de semanas.

 

O incidente impactou cerca de 782 mil pessoas (89% da população) e deixou 13 dos 16 municípios sem energia elétrica, uma situação complicada para o comércio e serviços essenciais.

 

 

Uma das cidades que não ficou desabastecida de energia elétrica foi Laranjal do Jari, porque as comunidades da região possuem um sistema de energia solar instalado pela SS Solar, em parceria com a SMA Solar. O projeto, desenvolvido em fevereiro deste ano, é responsável por levar energia elétrica a 146 famílias ribeirinhas que foram removidas da Comunidade de São Francisco do Iratapuru, em Monte Dourado, em prol da construção da UHE (Usina Hidrelétrica) Santo Antônio do Jari.


Como solução, a SS Solar instalou um sistema fotovoltaico com armazenamento de energia. Atualmente, as famílias consomem 760 kWh/dia e graças ao sistema que gera e armazena energia gerada pela fonte fotovoltaica, Laranjal do Jari foi uma das poucas cidades que não foram afetadas pelo apagão no estado do Amapá.


Segundo Pedro Alvez, country manager da SMA Brasil, a demanda por sistemas de armazenamento de energia para superar este desafio está em crescimento e contribuirão para a estabilidade do fornecimento de energia no Brasil, como já vem acontecendo em todo o mundo.

"Os sistemas de armazenamento de energia podem ser usados em diferentes aplicações, podendo melhorar a estabilidade da rede, aproveitar a geração fotovoltaica para carregar as baterias ao longo do dia e ainda fornecer energia nos momentos de pico de demanda. Para este tipo de aplicação, a segurança é maior na rede de distribuição, pois diminui incidência de apagões como o que está acontecendo no estado do Amapá”, completou Alvez.


 

Em casos extremos a energia solar pode ser fundamental para ajudar a população e melhorar a qualidade de vida, além de prevenir possíveis apagões e danos.

 

Fontes: G1

Absolar

 

Como a Energy Infinity pode te ajudar?

ENERGIA SOB MEDIDA FEITA PARA A SUA CASA

Cada casa tem suas particularidades e necessita de produtos multifuncionais, fáceis de instalar, e principalmente, que atendam às necessidades de cada cliente.

 

A Energy Charge fornece soluções personalizadas em baterias modulares, inversores com potências escaláveis e customizações de software. Você pode instalar o sistema fotovoltaico da Energy Infinity e armazenar essa energia vinda do sol com os sistemas de baterias.

 

Todo o nosso trabalho é voltado para garantir que a transição para a era do consumo sustentável seja a mais simples possível, porque acreditamos num futuro em perfeita harmonia entre o homem e a natureza.

Faça uma simulação seu consumo!

Publicado em: 17/12/2020