BLOG

Previsões para a energia solar em 2021

Apesar de não termos voltado ao normal ainda, é possível afirmar que o mercado de energia solar se manteve em alta durante os últimos anos e essa realidade tende a melhorar ainda mais.

 

A boa notícia é que em 2021, o Brasil pode se tornar o terceiro maior mercado de geração distribuída de energia solar do mundo, trazendo inúmeros benefícios para quem investiu nesse ramo.

 

Segundo pesquisa realizada pelas empresas Jinko Solar e Solar Power Europe, a taxa de crescimento anual do mercado está por volta dos 40%, em outras palavras, é possível estimar um forte crescimento na geração de energia solar no país.

 

Estima-se que o Brasil deve instalar cerca de 10,1 GW de energia fotovoltaica até 2023. E a energia solar instalada no país pode crescer de 2,34 GW em 2018 para 12,5 GW no final de 2023.

 

      • Menos impostos de importação

 

Em julho de 2020, o governo federal anunciou uma medida que zera o imposto de importação (IOF) em alguns equipamentos voltados à geração de energia solar.

 

Esses equipamentos seguem com impostos de importação zerados até o final de 2021, conforme a previsão do governo. Com isso, temos uma oportunidade de crescimento exponencial para todo o setor. Já que o custo de aquisição dos equipamentos diminui.

 

Mesmo que em primeiro momento os projetos de grande porte devam ser os mais beneficiados com a isenção, essa medida também auxilia os sistemas de energia solar menores, àqueles voltados para os pequenos e microempreendedores.

 

A energia solar fotovoltaica deve passar por uma expansão significativa no Brasil nos próximos 30 anos e atingir até 90 GW apenas em geração centralizada, de acordo com o Plano Nacional de Energia 2050.

 

  • Quer começar a investir em energia solar e não sabe qual o melhor sistema? 

 

Faça uma simulação do consumo e descubra qual a melhor solução para a sua necessidade. Clique aqui!

 

 

Fonte: Absolar

 

Publicado em: 28/01/2021