BLOG

Você sabia? A energia solar é usada pela NASA!

Você deve estar se perguntando: como assim a mesma energia que está cada vez mais em alta em residências e também empresas e produções agrícolas é a mesma utilizada pela NASA? Justo ela, que dispõe da mais alta tecnologia para criar mais e mais tecnologias para explorar a pesquisa e descobertas espaciais?

Sim! A National Aeronautics and Space Administration, ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, em português, utiliza energia solar em seus satélites. Inclusive, é por isso que você enxerga, em filmes e séries sobre o espaço, aquele monte de satélites rodeados de placas solares.

E, se isso te motiva dar uma chance de entender melhor esse assunto ou mesmo sair por aí compartilhando esta informação com os amigos, já é motivo suficiente para você continuar essa leitura, certo? Então, confere!

A NASA utiliza energia solar

Desde meados dos anos 1960, a National Aeronautics and Space Administration, a NASA, se utiliza de energia solar, por meio de painéis solares. Ocorre que a alternativa sempre fora utilizada, mas, anteriormente, para abastecer equipamentos simples, como o rádio, que exigia uma quantidade muito baixa de energia para garantir o seu funcionamento.

Entretanto, com os avanços no que diz respeito ao desenvolvimento das pesquisas e estudos sobre a energia solar, foi possível modernizar esse método. Então, a alternativa passou a ser capaz de sustentar jornadas longas no espaço. O que é, sem dúvidas, um avanço gigante na tecnologia e, principalmente, na exploração do universo pelo ser humano.

Assim, atualmente a energia solar abastece estações espaciais da NASA e por isso tem se mostrado uma solução eficiente para o fornecimento de energia fora do planeta Terra.

Inclusive, a NASA tem ampliado cada vez mais os investimentos em sondas e satélites movidos exclusivamente por energia solar. E um dos casos para exemplificar isso é o da InSight, uma sonda que ficou famosa no fim de 2018 ao recarregar seus painéis solares na superfície marciana.

A ação apenas foi possível por conta da utilização de módulos fotovoltaicos, os mesmos instalados em casas, condomínios, empresas e produções rurais para produzir eletricidade a partir do calor do sol.

Ou seja, se até a NASA usa e funciona, qual é o seu argumento para desacreditar da energia solar? E nem para por aí.

Energia solar para além do quintal

O desafio, no entanto, seja para estes projetos de fomento à pesquisa e exploração espacial, seja para a sociedade civil, é o de armazenamento desta energia. E a maneira apontada para dar conta desta demanda, seria gerar energia solar no espaço.

Apesar de desafiador, o fato é que gerar e armazenar energia solar no espaço seria, sim, muito vantajoso. Afinal, uma estação de energia solar baseada no espaço poderia orbitar a face do Sol 24 horas por dia. A atmosfera da Terra também absorve e reflete parte da luz do Sol, de modo que as células fotovoltaicas acima da atmosfera vão receber mais luz solar e produzir mais energia. Imaginou?

 

E, atenta a isso, na Europa, a ESA, a Agência Espacial Europeia, também percebeu o potencial dessa alternativa e compreendeu a necessidade de conseguirmos armazenar grandes quantidades dessa energia gerada.

 

Por isso, está buscando financiar projetos nesta área, porque realmente acredita que o primeiro recurso industrial oriundo do espaço será "energia irradiada". E isso caminha ao encontro do que já vimos observando na própria organização da sociedade civil.

Afinal, o cenário é de constantes e imparáveis mudanças climáticas, um desafio enorme que compromete a todos. O próprio aumento das temperaturas globais e alterações nos padrões climáticos têm impactado o mundo todo. O que exige, de nós, uma transformação comportamental na maneira com que geramos e consumimos energia.

E essa busca por fontes de energia alternativas com menor impacto e de fonte inesgotável, como a energia solar, é uma das alternativas que vêm se desenvolvendo e ganhando mais apreço e também meios de ser viabilizada para todos que queiram iniciar essa mudança. Ficou interessado?

A Energy atua há 11 anos no mercado de energia solar, desenvolvendo projeto e instalando toda a estrutura, com produtos de alta qualidade e reconhecidos no setor. Contate a nossa equipe para saber mais!

Publicado em: 11/05/2022