BLOG

Atenção: porque não é permitido pisar nas placas solares

Apesar dos painéis fotovoltaicos serem resistentes às intempéries climáticas, é importante alertar que não se deve pisar neles. Mesmo que você já tenha visto vídeos nos quais os instaladores estão pisando nas placas, é uma prática totalmente errada e pode ser danosa para o produto.  

 

Isso se deve ao fato de que as instalações fotovoltaicas, na maioria das vezes, são realizadas por profissionais sem preparação ou formação para o correto manuseio dos módulos fotovoltaicos. Por isso, é muito importante que a empresa que você irá contratar tenha mão de obra qualificada e que garanta a correta instalação de todo o sistema fotovoltaico.

 

Qualquer tipo de impacto por menor que seja pode causar microfissuras nas células fotovoltaicas. As microfissuras são invisíveis e seu efeito só pode ser detectado através de ferramentas especializadas. Por isso, fique atento ao tipo de instalação e oriente os profissionais a não pisarem nos módulos.

 

 

  • Como funciona a garantia nesse caso?

Alguns defeitos nas células podem ser causados por problemas de fabricação, e isso terá garantia para troca ou devolução. É bem mais raro de acontecer esse problema, pois todos os módulos são inspecionados antes de serem enviados aos clientes.

Porém, em caso de danos causados na instalação você deverá entrar em contato com a empresa e negociar os danos causados, pois varia de cada tipo de empreendimento e revendedor.

 

  • O que acontece se as placas forem danificadas?

Um painel com danos pode comprometer o desempenho do sistema ou até mesmo causar um incêndio, em casos extremos. O defeito não será percebido se a análise térmica não for realizada durante o comissionamento do sistema. Por isso, é importante conversar com o seu revendedor Energy Infinity e saber qual a melhor solução.

 

Ainda tem dúvidas sobre manutenção e limpeza das placas solares? Clique aqui para ler!

 

Entre em contato com o nosso atendimento para saber mais sobre instalação e possíveis danos causados, juntos iremos buscar uma solução para você! Clique aqui para falar com um atendente!  

 

Fonte: Canal Solar

Crédito Imagem: Getty Images/iStockphoto

 

Publicado em: 13/10/2020