BLOG

Como a energia solar impacta no meio ambiente

Na hora de escolher investir em energia solar muita coisa deve ser levada em conta, não é só a economia que você vai ter na sua conta de luz que é importante. Por mais simples que pareça, entender o impacto que a geração de energia tem no meio ambiente é uma questão fundamental para qualquer empresa ou até mesmo se você vai ter o sistema fotovoltaico em casa.

 

Um dos modelos de produção de energia que tem menor impacto na sustentabilidade e no meio ambiente em que vivemos é a solar. Isso porque ao contrário da energia eólica e de hidrelétricas, além de necessitar uma grande área para a geração de energia, elas afetam diretamente no ecossistema da região e a longo prazo podem causar grandes danos ao planeta. Pode-se afirmar que o impacto da energia solar em nossa vida e no ambiente é muito menor, quase nulo.

 

Outro ponto importante que merece atenção é que a energia solar é inesgotável, ou seja, sempre haverá sol para transformar os raios solares em energia elétrica. Por isso, a energia fotovoltaica é classificada como renovável. 

 

Por que a energia solar é limpa?

 

As outras formas de geração de energia, que já falamos anteriormente, podem gerar resíduos tóxicos, liberar gases nocivos, ou desviar o curso dos rios, no caso da hidrelétrica.

 

Além disso, ela não produz gases tóxicos, não interfere no aquecimento global e nem mesmo tem relação com a produção de chuva ácida ou de camadas de poluição nas grandes cidades do mundo.

 

No caso da energia solar não há nenhum tipo de substância gerada, as placas solares apenas devem ser lavadas uma vez por ano para não interferir no funcionamento, essa é a única recomendação. Mas além disso não existe nenhuma outra exigência para o sistema.

 

A grande vantagem de implantar esse tipo de energia em casa ou no trabalho é que o sistema é capaz de abastecer a produção humana por mais de 30 anos. Além é claro do benefício econômico, e da notável diminuição da conta de luz. Leia sobre as principais vantagens da energia solar!

Os painéis solares fotovoltaicos, usadas na produção desse tipo renovável de energia, além de garantirem mais economia caso você precisar de produzir mais é só instalar mais placas.

Ainda está com dúvidas sobre quantas placas solares e qual o melhor sistema para a sua necessidade? Faça uma simulação do consumo!

Quer saber mais sobre os benefícios de investir em energia solar, além de dicas sobre o mercado? É só seguir as nossas redes sociais:

 

Instagram

Facebook

Youtube

 

 

Publicado em: 14/02/2020