BLOG

Tudo que você precisa saber sobre energia solar

A energia solar deixou de ser uma realidade dos grandes centros e capitais e virou realidade para milhares de brasileiros. A principal procura se dá pela busca da redução na conta de luz. Nesse post vamos falar sobre como ela funciona e quais os tipos que você pode encontrar no mercado.  

 

 

  • Como funciona a energia solar?

 

O sistema fotovoltaico é constituído por painéis, módulos e equipamentos elétricos, e não exige um ambiente com alta radiação solar para funcionar. Ou seja, os painéis não precisam pegar sol o tempo inteiro para gerar energia elétrica.

A quantidade de energia produzida dependerá da densidade das nuvens. Quanto menos nuvens no céu, maior será a produção de eletricidade. 

 

Os módulos geram eletricidade a partir da luz solar e não do calor. Dessa maneira, ao atingirem as células fotovoltaicas, os fótons deslocam elétrons criando uma corrente elétrica. Esta corrente elétrica é captada, conduzida por cabos e transferida para uma carga ou baterias de armazenamento para posterior utilização.

Frequentemente entre os módulos solares e as baterias estão os controladores de cargas, um componente eletrônico que regula o fluxo de corrente elétrica e tensão entre os módulos e as baterias. Seu trabalho é basicamente carregar as baterias adequadamente, além de extrair o máximo de potência dos módulos fotovoltaicos. 

 

  • É possível produzir energia solar em dias chuvosos e nublados?

 

Sim, a energia pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, a produção dependerá da incidência de raios solares nos painéis fotovoltaicos.

 

 

  • Sistema On-Grid

É um tipo de sistema conectado à rede, também chamado de grid-tie, ele trabalha junto com a concessionária de energia elétrica. Muito utilizado na cidade e em grandes sistemas, serve para economia parcial ou total da conta de energia elétrica, lembrando que sempre haverá a taxa mínima da conta de luz.

Durante o dia quando tem sol, os painéis solares injetam a energia na rede elétrica. À noite quando não estiver produzindo energia você utiliza a energia da concessionária.

Exemplo: Se em um dia o sistema produzir 10kw/h, e a utilização for de 8kw/h , o consumidor terá 2kw/h dia ou 60kw/mês de crédito com a concessionária.

Este sistema é composto de painéis fotovoltaicos, inversor conectado à rede, autorização da concessionária local, e a troca do relógio medidor de energia. Nesse caso também é possível ter um sistema de backup de baterias para em caso de falta de energia os equipamentos prioritários como geladeira, lâmpadas e portões ainda funcionarão.

Qual o sistema ideal para a sua residência ou empreendimento?

 

Clique aqui para fazer uma simulação do consumo para saber qual é a melhor solução para você!

Leia mais sobre o assunto:

Por que investir em energia solar? Veja as principais vantagens

Como a energia solar impacta no meio ambiente

 

 

 

 

 

 

Publicado em: 18/05/2020